Ricardo Albuquerque
Brasil - São Paulo - Sorocaba
Trabalho na área de TI e encontrei na fotografia uma maneira de explorar e desenvolver meu lado criativo, artístico e contemplativo. Gosto de fotografar com o celular enquanto caminho, exercitando meu olhar no agora, no momento presente. Para o projeto Arte pela Paz, selecionei fotos que mostram a beleza da natureza e a essência da paz.
Qual a importância da arte em sua vida?
Apreciar, aprender e, eventualmente, produzir arte mudaram a forma como vejo o mundo. É com a arte que aprendo mais sobre o mundo e sobre mim. A arte liberta-me de dogmas e preconceitos.
Como você acha que a Arte pode contribuir no fortalecimento da Cultura de Paz?
Talvez seja a arte, na sua diversidade e pluralidade, a única maneira de fazer a mesma mensagem da Cultura de Paz chegar em pessoas diferentes, que aprendem de formas diferentes.
Quais são os problemas ambientais que mais te preocupam?
O que mais me preocupa é que o ser humano poderia evitar muitos dos problemas ambientais, mas não o faz, seja por ignorância, seja por ganância.
Na sua região, qual problema ambiental tem maior impacto em sua vida?
Queimadas, alguns pontos de enchentes e o crescimento urbano sem planejamento, sem pensar nas questões ambientais.
Na sua opinião, como a Arte pode aumentar a consciência das pessoas em relação aos problemas sociais,políticos, ambientais e humanitários?
Da mesma forma que respondi na pergunta sobre Cultura de Paz, a arte, em sua diversidade de formatos, tem o poder de transmitir de forma impactante qualquer mensagem e sensibilizar cada pessoa de um jeito único. Portanto, cabe ao artista produzir arte com essas temáticas. Quanto mais arte e mais diversa ela for, maiores serão as chances de atingir as pessoas.
Uma simples flor
Uma simples flor que passaria despercebida foi notada. A paz está em olhar a beleza que nos rodeia.
A natureza é a artista
O que eu gosto nessa foto é que ela parece uma pintura. Tem algo de abstrato e serenidade.
Seja transparente e preste atenção nos detalhes.
O cotidiano pode ser fascinante se você parar de prestar atenção aos seus pensamentos e apenas observar o que está próximo.
O que é o aço comparado com a mão que o maneja?
Essa frase está no filme "Conan, o Bárbaro" de 1982. O contexto da frase é durante uma cena em que o vilão Thulsa Doom, interpretado por James Earl Jones, está falando sobre o verdadeiro poder.
Thulsa Doom diz: "O que é o aço comparado com a mão que o maneja?" ao tentar demonstrar a Conan (Arnold Schwarzenegger) que a força de vontade e a habilidade humana são mais poderosas do que a própria arma. Doom acredita que o controle e a influência sobre as pessoas são superiores ao poder físico das armas, um tema recorrente no filme que explora a luta de Conan contra Doom e suas crenças.
O caminho para a paz, para um mundo melhor, um meio ambiente saudável e uma vida com propósito está na sua mão, na sua mente e no seu coração.