Ana Maria Reis
Brasil | SP | Sorocaba
Ana Maria Reis reside e trabalha em Sorocaba. Através de técnicas e materiais têxteis diversificados trafega nas questões de consciência planetária estruturando processos, poética e materialidade.
Atua como pesquisadora têxtil há 40 anos nos questionamentos de natureza, de espaço e de culturas em suas obras agregando temas relacionados aos valores históricos por acreditar na relevância da arte têxtil e comportamentos humanos. Durante o percurso e vivências artísticas, atuou paralelamente com o campo educativo por 30 anos. Possui Mestrado em Educação pela Universidade de Sorocaba, Pós-graduação em Estatística pela USP e atualmente pesquisa a relação do bordado nos movimentos de fortalecimento dos coletivos no curso Pós-graduação em Bordado na Universidade Federal de São Paulo.
Expõe suas obras há 12 anos focando a divulgação da linguagem têxtil para o conhecimento em vários seguimentos dos campos das artes visuais. Participou dos Festivais de Arte Têxtil – Fibra de Artista (RS) com exposição individual e coletiva, exposição ALESP, Projeto 'Ô de Casas' (Com Mônica Salmaso), exposições com os coletivos Grupo MATILHA e TEIA Movimento de Arte. Em 2020 teve sua obra ‘Quando o Sol Nascer’ classificada na Pré Bienal WTA- Word Textile Art – Chile, também selecionada pelo Comitê Organizador da XI Bienal Internacional de Arte Beijing, 11th LB Fiberart, exposição de arte têxtil Pequim, China.
Qual a importância da arte em sua vida?
Essencial e primordial.
Como você acha que a Arte pode contribuir no fortalecimento da Cultura de Paz?
Pela importância que a arte imprime nas pessoas podendo trazer transformações.
Quais são os problemas ambientais que mais te preocupam?
Diante das discussões durante as aulas da disciplina Corpo, Cuidado e Ação no curso de pós-graduação em Artes na Unifesp, associamos ao antropoceno e questionamentos da ação do homem ao novo regime climático (expressão utilizada por cientistas para mudança climática). Contrapõe propositalmente as visões atuais da existência humana ao mostrar que o novo regime climático está mais presente em nossas vidas.
Na sua região, qual problema ambiental tem maior impacto em sua vida?
são as intensas chuvas ou a intensa estiagem. Ou seja, os extremos das estações.
Na sua opinião, como a Arte pode aumentar a consciência das pessoas em relação aos problemas sociais,políticos, ambientais e humanitários?
A arte tem o poder de conscientizar, mas principalmente deveríamos intensificar a arte na infância.
Outono
Obra têxtil com bordado sobre feltro.
Dimensões: 80 x 80 cm
Ano: 2023
Nascimento
Obra têxtil com bordado sobre aquarela
Dimensões: 40 x 40 cm