Letícia Barreto
Portugal - Lisboa - Lisboa
Nascida em Sorocaba/SP - Brasil, Letícia é uma artista multimédia e arte-educadora. Estudou artes plásticas no Instituto Lorenzo de Medici, em Florença, com uma bolsa de estudos da Fundação Rotária. É mestre em Artes Visuais e Intermédia pela Universidade de Évora, Portugal. Já expôs seus trabalhos em vários países e feiras de arte. Gosta de brincar com fragmentos de papel, criando analogias visuais e conceptuais até que a poesia se manifeste.
www.leticiabarreto.com.br
Qual a importância da arte em sua vida?
A arte tem feito parte da minha vida desde sempre. É a minha paixão, a minha profissão, e missão de vida.
Como você acha que a Arte pode contribuir no fortalecimento da Cultura de Paz?
A paz que tanto almejamos começa dentro de cada um de nós. A arte pode possibilitar um contato com nossa sensibilidade e espiritualidade, lembrar-nos da nossa interconexão, que somos parte de algo maior.
Quais são os problemas ambientais que mais te preocupam?
O impacto das mudanças climáticas na produção de alimentos; a maior incidência de enchentes e grandes secas, as temperaturas cada vez mais extremas, e as inevitáveis consequências em todo o ecossistema.
Na sua região, qual problema ambiental tem maior impacto em sua vida?
Vivo atualmente em uma cidade chamada Alverca do Ribatejo, em Portugal e trabalho em Lisboa. Em Portugal são cada vez mais frequentes os períodos de seca, os incêndios florestais e as temperaturas extremas.
Na sua opinião, como a Arte pode aumentar a consciência das pessoas em relação aos problemas sociais,políticos, ambientais e humanitários?
Vivemos em tempos muito desafiadores, com muitos retrocessos a todos os níveis, sobretudo pela ascensão da extrema direita por todo o mundo. Sinto-me a viver numa grande distopia, como na peça "O Rinoceronte", de Ionesco. A arte precisa ser uma ilha de sanidade em meio a esse caos todo. Todas as formas de arte deveriam unir esforços para ajudar a conscientizar as pessoas sobre a necessidade de olharmos com urgência para as questões ambientais, e para os problemas sociais, políticos e humanitários. A arte educação, sobretudo, pode ter um papel importante nessas questões, ao promover uma consciência cidadã, e lembrar da nossa interconexão.
Tempos Ionescos #1
Leticia Barreto, 2020
Colagem e intervenção com fogo sobre papel.
29,7 x 22,7 cm
Tempos Ionescos #5
Leticia Barreto, 2020
Colagem, aguarela e bordado sobre papel.
26,7 x 34.7 cm
Tempos Ionescos #6
Leticia Barreto, 2020
Colagem e aguarela sobre papel
24 x 32 cm
Tempos Ionescos #17
Letícia Barreto, 2021
Colagem e aguarela sobre papel
17,5 x 27 cm