Mary Cuzin

Brasil | Minas Gerais | Poços de Caldas

Doutora em Psicologia da Educação pela Unicamp, Professora aposentada pela Prefeitura de Campinas. Residente em Poços de Calda, tenho me dedicado a Arte enquanto atividade que prazerosa e de autoconhecimento: pintura em tela e aquarela, desenho. Atuante enquanto Coralista em Corais do município de Poços de Caldas, estudo de Línguas estrangeiras: Espanhol e Inglês, participação assídua em eventos culturais de todos os estilos. A busca pela Cultura , e em especial pela Arte me traz VIDA e eu amo muito a VIDA, sendo assim, preciso da arte para respirar.

Qual a importância da arte em sua vida?

A Arte me traz a sensação de libertação, descobertas, autoconhecimento, expressão de personalidade e opiniões, faz com que me sinta Viva de fato, enquanto protagonista de mim mesma.

Como você acha que a Arte pode contribuir no fortalecimento da Cultura de Paz?

A Arte tem linguagem própria e diz por si só no plano do inconsciente, de maneira a promover transformações verdadeiras no indivíduo e consequentemente na sociedade. A arte tem o poder de chocar, acalmar, gritar, enfim todos os tipos de sentimentos e emoções, portanto de transformações. E sim, fortalecendo a Cultura da Paz para uma sociedade melhor.

Quais são os problemas ambientais que mais te preocupam?

Poderia dizer o desrespeito do homem para,com a natureza, resultando em catástrofes, isso é serio. Mas para mim, os problemas ambientais resultam primeiramente do respeito e falta de empatia do Ser Humano para com o seu próximo e para consigo mesmo, quando alguém não respeita nem a si próprio, impossível conseguir consegui respeitar o meio ambiente como um todo

Na sua região, qual problema ambiental tem maior impacto em sua vida?

Os desmatamentose e queimadas das matas , as ações das mineradoras que destroem tudo e a poluição dos rios e nascentes .

Na sua opinião, como a Arte pode aumentar a consciência das pessoas em relação aos problemas sociais,políticos, ambientais e humanitários?

A Arte expressa o perfil dos indivíduos e sociedade de maneira muito clara, e permite a transmissão de mensagens transformadoras e de impacto a curto, médio e longo prazo. A Arte nos grita aos olhos, ouvidos, toque, em todos os nossos sentimos, portanto a Arte transforma .

A LEVEZA NA ARTE DE VIVER
A LEVEZA NA ARTE DE VIVER

Viver é bom demais, na leveza, harmonia, e sintonia conosco, natureza e felicidade real, como a sintonia sem barreiras entte
o céu e o mar e a vida seguindo no balanço sereno e continuo de um barco a velejar, que sobrevive a tempestade sem nunca perder o prazer e a beleza do velejar- viver no sentido da palavra.

ZAPATOS ROJOS
ZAPATOS ROJOS

Faz menção ao Conto "ZAPATOS ROJOS" da obra "Mulheres que Correm com os Lobos". Essa tela nos reforça a .mensagem de que nunca permitirmos que nis roubem o que temos de melhor, a nossa personalidade, nossas escolhas, criatividade, espontaneidade, alegria e prazer pela vida, prazer de nos olhar no espelho, e no nossos "zapatos rojos" que foram costurados com nossas mãos e podermos dizer: EU ME AMO"

+ Artistas

Crystalle Bobbe
Morwarid Bahar
SHIYU
Francisco de Melo Peixoto
Sandra Kravetz
Livia Passos Nascimento Cavalcante
Erica Senneke
Marilda Santana Albino
Léo Valença
Ana Aparecida Silva Prado
Leila Knijnik
Maria José Gonçalves Oliveira
Milena Julianno
Ricardo Albuquerque
Saikoski
Genara Navarro Prata
Ana Carolina Mancini Seixas Fernandes
Regina Sganzerla
Letícia Barreto
Tiago Gomes Alves
Ana Maria Reis
Fabrícia Leandra dos Santos Gonçalves
Sandra Cristina Scavassa
Maria da Glória de Jesus Nogueira
Gabriela Garcia de Figueiredo
Marly Genuino
Jurema Vaz Cordeiro
Heloisa Prado
Mary Cuzin
Elton Coutinho Gonçalves
Layla Espindola
Jociane Vaz Cordeiro Lesuk
Marcelo Lopes Cabelo
Diogo Libana
Karol Canto Silva
Mara Ulhoa
Janille Mariz A. Garduque
Alexandre Iteriteka
Rosmarie Reifenrath
Cristina Machado Cruz
Giovana Hemb
Roseli Fontaniello