Mary Cuzin
Brasil - Minas Gerais - Poços de Caldas
Doutora em Psicologia da Educação pela Unicamp, Professora aposentada pela Prefeitura de Campinas. Residente em Poços de Calda, tenho me dedicado a Arte enquanto atividade que prazerosa e de autoconhecimento: pintura em tela e aquarela, desenho. Atuante enquanto Coralista em Corais do município de Poços de Caldas, estudo de Línguas estrangeiras: Espanhol e Inglês, participação assídua em eventos culturais de todos os estilos. A busca pela Cultura , e em especial pela Arte me traz VIDA e eu amo muito a VIDA, sendo assim, preciso da arte para respirar.
Qual a importância da arte em sua vida?
A Arte me traz a sensação de libertação, descobertas, autoconhecimento, expressão de personalidade e opiniões, faz com que me sinta Viva de fato, enquanto protagonista de mim mesma.
Como você acha que a Arte pode contribuir no fortalecimento da Cultura de Paz?
A Arte tem linguagem própria e diz por si só no plano do inconsciente, de maneira a promover transformações verdadeiras no indivíduo e consequentemente na sociedade. A arte tem o poder de chocar, acalmar, gritar, enfim todos os tipos de sentimentos e emoções, portanto de transformações. E sim, fortalecendo a Cultura da Paz para uma sociedade melhor.
Quais são os problemas ambientais que mais te preocupam?
Poderia dizer o desrespeito do homem para,com a natureza, resultando em catástrofes, isso é serio. Mas para mim, os problemas ambientais resultam primeiramente do respeito e falta de empatia do Ser Humano para com o seu próximo e para consigo mesmo, quando alguém não respeita nem a si próprio, impossível conseguir consegui respeitar o meio ambiente como um todo
Na sua região, qual problema ambiental tem maior impacto em sua vida?
Os desmatamentose e queimadas das matas , as ações das mineradoras que destroem tudo e a poluição dos rios e nascentes .
Na sua opinião, como a Arte pode aumentar a consciência das pessoas em relação aos problemas sociais,políticos, ambientais e humanitários?
A Arte expressa o perfil dos indivíduos e sociedade de maneira muito clara, e permite a transmissão de mensagens transformadoras e de impacto a curto, médio e longo prazo. A Arte nos grita aos olhos, ouvidos, toque, em todos os nossos sentimos, portanto a Arte transforma .
A LEVEZA NA ARTE DE VIVER
Viver é bom demais, na leveza, harmonia, e sintonia conosco, natureza e felicidade real, como a sintonia sem barreiras entte
o céu e o mar e a vida seguindo no balanço sereno e continuo de um barco a velejar, que sobrevive a tempestade sem nunca perder o prazer e a beleza do velejar- viver no sentido da palavra.
ZAPATOS ROJOS
Faz menção ao Conto "ZAPATOS ROJOS" da obra "Mulheres que Correm com os Lobos". Essa tela nos reforça a .mensagem de que nunca permitirmos que nis roubem o que temos de melhor, a nossa personalidade, nossas escolhas, criatividade, espontaneidade, alegria e prazer pela vida, prazer de nos olhar no espelho, e no nossos "zapatos rojos" que foram costurados com nossas mãos e podermos dizer: EU ME AMO"
Compartilhar no Facebook
Vanessa de Oliveira
Andrea Savaget
Parísina Éris
Aline Carvalho
Laura Martínez
Agis Variani
Renata Amaral
Lino Rosa
Walquíria Costa
Monique Esther
Cristiane Marcos
Valdemir Pereira
Ana Lucia
Gilzete Belitardo
Amandine Polette
Younes
Anadéli Xavier
Natalie Peterson
Crystalle Bobbe
Morwarid Bahar
Shiyu
Francisco de Melo
Sandra Kravetz
Livia Passos
Erica Senneke
Marilda Santana
Léo Valença
Ana Aparecida
Leila Knijnik
Maria José
Milena Julianno
Ricardo Albuquerque
Saikoski
Genara Navarro
Ana Carolina
Regina Sganzerla
Letícia Barreto
Tiago Gomes
Ana Maria
Fabrícia Leandra
Sandra Cristina
Maria da Glória
Gabriela Garcia
Marly Genuino
Jurema Vaz
Heloisa Prado
Mary Cuzin
Elton Coutinho
Layla Espindola
Jociane Vaz
Marcelo Lopes
Diogo Libana
Karol Canto
Mara Ulhoa
Janille Mariz
Rosmarie Reifenrath
Cristina Machado
Giovana Hemb
Roseli Fontaniello