Anadéli Xavier de Lima Andrade
Brasil | MG | Poços de Caldas
Anadéli Xavier de Lima Andrade,Paulistana,residente em Poços de Caldas MG. Pedagoga,especialista em neuropsicopedagogia ,professora aposentada do município. Desenha e pinta tela a óleo desde 2008.Seu amor à arte,nasceu pela paixão e observações dos desenhos e das pinturas do pai.A arte Naif foi apresentada pela arteterapeuta Roseli Fontaniello ,e a partir daí,seu mundo ficou mais colorido. Gosta de retratar a cultura local,o quotidiano, família,a alegria e a paz. A arte naif ganhou seu coração!
Qual a importância da arte em sua vida?
A arte em minha vida é vital,como o ar,o sol ,o céu e o mar. É terapêutica.
Como você acha que a Arte pode contribuir no fortalecimento da Cultura de Paz?
Penso que através da arte podemos transformar o presente e modificar o futuro,para que as próximas gerações, possam viver em um mundo onde prevaleça a Paz,a Justiça e a Harmonia entre todos os seres.
Quais são os problemas ambientais que mais te preocupam?
O aquecimento global,e o desmatamento. Porque afeta tudo e a todos.
Na sua região, qual problema ambiental tem maior impacto em sua vida?
A não reciclagem do lixo ,e resíduos tóxicos.
Na sua opinião, como a Arte pode aumentar a consciência das pessoas em relação aos problemas sociais,políticos, ambientais e humanitários?
Através das artes plástica,musical ,expressão corporal ou seja qual for ,podemos desenvolver projetos que abordem temas sócio-culturais e ambientais,como a sustentabilidade e políticos, coletivos ou individuais em espaços de educação formal,informal,não formal ,para todos. A arte é uma semente lançada,que vai germinar em terreno fértil.
ANJOS INVISÍVEIS.SEMEADORES DA PAZ
Hoje enfrentamos um grande desafio em sermos semeadores da Paz.Parece uma utopia . Estamos caminhando,trata-se de uma mudança cultural.Precisamos do envolvimento de muita gente,ou seja de toda sociedade.Enquanto isso sejamos anjos semeadores do tão sonhado Mundo de Paz.