Diogo Libana

Brasil | São Paulo | Sorocaba

Paranaense, morando em Sorocaba / SP desde 2013, pós-graduado em Gestão da Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (2021). Sempre me motivou o propósito de entender a mente e a máquina, a ciência e a religião, a lógica e a magia em tudo que nos cerca. Essa dualidade me permitiu trabalhar como agente cultural, administrar espaços culturais, ser ator amador, poeta, organizador de eventos e, ao mesmo tempo, formar-me em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Trabalhei na área de programação, na saúde, na área do varejo e na indústria de tecnologia. Atualmente desenvolvo projetos como freelancer na área de TI, principalmente desenvolvimento WEB. Sempre estive envolvido com cultura, arte e ações voluntárias no terceiro setor. Monitorei projetos de robótica educacional, stop motion e teatro para jovens em situação de vulnerabilidade social. Atuei também como Conselheiro de Cultura Municipal (Francisco Morato / SP) representando o segmento de literatura.

Qual a importância da arte em sua vida?

É a força motriz de meu pensamento criativo. É a locomotiva que me impulsiona nos dias difíceis e que me faz contemplar plenamente os dias tranquilos.

Como você acha que a Arte pode contribuir no fortalecimento da Cultura de Paz?

A comunicação permite evitar o uso da força e manter as relações humanas civilizadas, porém, nem tudo o que sentimos, cabe no verbo. A arte traz esse vislumbre divino e humano, indescritível ao verbo, mas que empresta a música, a pintura, ao teatro, a dança, a poesia necessária para que nos compreendamos com maior plenitude, dessa forma, ampliando a empatia no mundo.

Quais são os problemas ambientais que mais te preocupam?

Os problemas ambientais que mais me preocupam são aqueles cuja solução reside, em maior parte, nas mãos do poder econômico. Dentre eles estão o aquecimento global, que impacta cada vez mais o futuro de todos nós, e o lixo que é produzido e não reaproveitado causando contaminação dos quatro cantos do mundo, especialmente do mar.

Na sua região, qual problema ambiental tem maior impacto em sua vida?

Há pouco, mudei-me para o bairro Iporanga (Sorocaba). Sempre reclamei do fato dos bairros em que morava não ter coleta seletiva, porém na Estrada dos Antunes, onde moro, sequer coleta há. Os moradores queimam o lixo. Eu não imaginava que isso ainda existisse em área urbana... É um problema grave e está ao meu lado. Fora isso, a poluição sonora, por conta das indústrias que não respeitam horário, e sim, respeitam, apenas demanda. Caminhões e máquinas funcionando durante a madrugada deveria ser algo proibido próximo à áreas residenciais.

Na sua opinião, como a Arte pode aumentar a consciência das pessoas em relação aos problemas sociais,políticos, ambientais e humanitários?

A arte tem o poder de plantar sementes, nas mentes... Há tecnologia, ferramentas e prosperidade suficiente no mundo para que os problemas sejam resolvidos. Não há vontade. A arte desenvolve/devolve a empatia as pessoas, é um processo demorado, mas acredito que a cultura e a arte tenham poder de conferir maturidade moral à humanidade.

Idade da Pedra

Trata-se de um poema em vídeo cujas imagens foram criadas com auxílio de IA, que versa sobre a inventividade humana e a sua incapacidade para lidar com o próprio progresso sem gerar dor e sofrimento. Sobre a engenhosidade que há em nossa espécie, porém que é quase sempre guiada por instintos primitivos.

+ Artistas

Leila Knijnik
Maria José Gonçalves Oliveira
Milena Julianno
Ricardo Albuquerque
Saikoski
Genara Navarro Prata
Ana Carolina Mancini Seixas Fernandes
Regina Sganzerla
Letícia Barreto
Tiago Gomes Alves
Ana Maria Reis
Fabrícia Leandra dos Santos Gonçalves
Sandra Cristina Scavassa
Maria da Glória de Jesus Nogueira
Gabriela Garcia de Figueiredo
Marly Genuino
Jurema Vaz Cordeiro
Heloisa Prado
Mary Cuzin
Elton Coutinho Gonçalves
Layla Espindola
Jociane Vaz Cordeiro Lesuk
Marcelo Lopes Cabelo
Diogo Libana
Karol Canto Silva
Mara Ulhoa
Janille Mariz A. Garduque
Alexandre Iteriteka
Rosmarie Reifenrath
Cristina Machado Cruz
Giovana Hemb
Roseli Fontaniello