Karol Canto Silva

Brasil | Minas Gerais | Divinópolis

Karol Canto é natural de Divinópolis, Mg. Formada em Designer de Interiores, autodidata em artes. Começou seus estudos de arte ainda criança, aos oito anos. Em ateliê próprio produz suas obras e dá aulas de pintura. Está sempre estudando e aperfeiçoando sua técnica, assim desenvolveu uma linguagem de figurativismo realista bem pessoal e moderno, através do óleo sobre tela, aquarela, têmpera ovo, colagem, naquim, entre outras. Em seus estudos vem pesquisando pinceladas, composição das formas e das cores, com um olhar muito atento para a estrutura da tela. Viu na colagem uma forma de pintar usando recortes de revistas usadas.

Qual a importância da arte em sua vida?

A arte é minha principal fonte de renda, vivo dela profissionalmente há 27 anos

Como você acha que a Arte pode contribuir no fortalecimento da Cultura de Paz?

O artista através da arte é capaz de atrair o olhar das pessoas em um primeiro momento pela beleza ou pelo horror, mas imediatamente o expectador é conduzido a reflexão. E é nesse instante que a mensagem pode transformar uma atitude de forma sutil e pedagógica.

Quais são os problemas ambientais que mais te preocupam?

A ganância que o ser humano tem de retirar da natureza muito mais do que realmente precisa, não só está destruindo o solo, secando as nascentes, fazendo desaparecer zilhões de espécies das mais microscópicas até as de grande porte, ainda está deixando no planeta, montanhas de lixo.

Na sua região, qual problema ambiental tem maior impacto em sua vida?

O absurdo de lixo espalhado pelas ruas, que entopem os bueiros e causam transtornos em época de chuva, o excesso de prédios cada vez mais altos que escondem o céu, bloqueiam a circulação do ar e sombreiam as ruas. O corte de árvores no centro da cidade, com o objetivo de dar visibilidade as placas de publicidade dos comércios, entre tantos outros.

Na sua opinião, como a Arte pode aumentar a consciência das pessoas em relação aos problemas sociais,políticos, ambientais e humanitários?

A arte quando associada a um conceito bem elaborado, tem o poder ainda maior de alcançar o entendimento do público e despertar questionamentos que o expectador nem sempre está aberto a fazer. Cores, linhas, dimensões, sons, movimentos, entre outras formas de representação, são capazes de atravessar barreiras e criar novas linguagens.

Atirar, só se for amor
Atirar, só se for amor

Atirar, só se for amor, tem o intuito de questionar o que queremos atirar, amor ou ódio? Em nome da sobrevivência vale mesmo, tudo?

Indagações I, II e III
Indagações I, II e III

O tríptico "Indagações" nos faz vários questionamentos que precisamos avaliar. Começando em nosso consumo desenfreado de tudo que pode nos dar um pouquinho de prazer, conforto, alegria e ..........., assim como Ailton Krenak no livro "Ideias para adiar o fim do mundo" nos alerta, que a natureza já estava aqui antes que chegássemos, e somos todos parte dela, isso significa que não estamos aqui como donos e muito menos a passeio.

Devastação
Devastação

Devastação vem trazendo vários questionamentos desde sua concepção. Produzida somente com recortes de revistas para venda de produtos de beleza, a imagem fragmentada mostra o pedido de socorro da natureza, que sofre diante de tantos abusos em nome da beleza e juventude.

+ Artistas

Crystalle Bobbe
Morwarid Bahar
SHIYU
Francisco de Melo Peixoto
Sandra Kravetz
Livia Passos Nascimento Cavalcante
Erica Senneke
Marilda Santana Albino
Léo Valença
Ana Aparecida Silva Prado
Leila Knijnik
Maria José Gonçalves Oliveira
Milena Julianno
Ricardo Albuquerque
Saikoski
Genara Navarro Prata
Ana Carolina Mancini Seixas Fernandes
Regina Sganzerla
Letícia Barreto
Tiago Gomes Alves
Ana Maria Reis
Fabrícia Leandra dos Santos Gonçalves
Sandra Cristina Scavassa
Maria da Glória de Jesus Nogueira
Gabriela Garcia de Figueiredo
Marly Genuino
Jurema Vaz Cordeiro
Heloisa Prado
Mary Cuzin
Elton Coutinho Gonçalves
Layla Espindola
Jociane Vaz Cordeiro Lesuk
Marcelo Lopes Cabelo
Diogo Libana
Karol Canto Silva
Mara Ulhoa
Janille Mariz A. Garduque
Alexandre Iteriteka
Rosmarie Reifenrath
Cristina Machado Cruz
Giovana Hemb
Roseli Fontaniello