Layla Espindola

França | IF | Paris

Eu sou a Layla, nasci em Cataguases, no interior de Minas Gerais, onde passei toda minha infância e adolescência. Com 13 anos comecei a fazer meu primeiro curso de desenho e pintura à óleo. Foi nesse período que me encantei com a espátula e a textura nas pinturas.
Sou formada em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Brasília e fiz mestrado em Economia na Universidade de Buenos Aires.
Após o mestrado, me mudei para a Bélgica. Em Bruxelas, paralelamente ao meu trabalho, fiz aulas de história da arte e desenho na "École d'Art d'Ixelles". Depois morei no Rio de Janeiro, Boston e Washington, até fixar residência em Paris. Atualmente, apesar de morar na França, mantenho também residência em Cataguases e estou sempre por lá.
Durante a pandemia, a arte começou a ocupar um espaço mais importante na minha vida. Desde então, tenho dedicado a maior parte do meu tempo à pintura e tenho feito diversos ateliers em artes plásticas. Fiz curso de história da arte no Grand Palais e hoje estou vinculada às escolas "Paris Ateliers" e "Ecole du Louvre" dando continuidade à minha formação, a qual é também fruto de pesquisa e aprendizado pessoal, tendo a natureza como principal fonte de inspiração.
Trabalho com diversas técnicas, desde o nanquim à pintura acrílica, passando por pastel à óleo, guache e aquarela, produzindo muitas vezes obras em técnica mista e em diversos suportes, papel, tela, cartão telado...
Minha arte é variada, resultado do que estou sentindo e da minha necessidade no momento. Não gosto de me prender a um estilo ou uma técnica específicos. O componente comum presente é a natureza, seus elementos, sua força, sua fragilidade, suas cores. Gosto de pensar nas minhas obras como um instrumento para mostrar a beleza da natureza e ao mesmo tempo incentivar sua preservação.

Qual a importância da arte em sua vida?

Atraves da arte, entro em contato comigo mesma.

Como você acha que a Arte pode contribuir no fortalecimento da Cultura de Paz?

A arte sensibiliza pessoas nao so atraves das palavras e textos, ela consegue atingir as emoçoes de cada um e transmitir mensagem sutis e fortes.

Quais são os problemas ambientais que mais te preocupam?

Poluiçao ar e agua, mudança climatica, escassez dos recursos naturais

Na sua região, qual problema ambiental tem maior impacto em sua vida?

Poluiçao do ar

Na sua opinião, como a Arte pode aumentar a consciência das pessoas em relação aos problemas sociais,políticos, ambientais e humanitários?

A arte pode colocar em evidencia a fragilidade, a importancia e a beleza da natureza, incentivando sua preservaçao.

Família
Família

Técnica mista: Acrilica e giz pastel oleoso sobre tela - 80cm x 60cm

União
União

Técnica mista: Acrílica e pastel oleoso sobre tela
30cm x 30cm

Iceberg I
Iceberg I

Acrílica sobre cartão telado
Altura 50 cm x Largura 40 cm

Outono Tropical
Outono Tropical

Acrílica e giz pastel oleoso sobre papel telado 290g
42cm x 30cm

+ Artistas