Luciane dAlessandro

Brasil - Sao Paulo - Sao Jose do Rio Preto

Luciane dAlessandro

Compartilhar

Jade IV

Jade IV

Bio

Formada em arquitetura, pós graduação na Universidade Federal de Catalunha, trabalho como artista visual.
Tive orientação por mais de seis anos do colecionador Jorge Yunes e o Crítico de arte João Lourenço, atualmente tenho orientações artísticas do crítico de arte Oscar DAmbrosio.

Qual a importância da arte em sua vida?

A arte faz parte de mim desde que eu me conheço como gente.

Como você acha que a Arte pode contribuir no fortalecimento da Cultura de Paz?

A arte desde sempre mostrou e questionou a vida e os sentimentos humanos. A arte faz com que as pessoas sintam as situações e pensem com mais intensidade. Ela incomoda, sai do óbvio dialoga de forma profunda com o observador e isso faz com que haja uma maior reflexão. Muitos artistas trabalham com temas positivos como o paz e isso é de extrema importância para que o expectador reflita sobre a própria vida. E tudo isso através do olhar e da cultura do próprio artista.

Entre as questões políticas, sociais, humanitárias e ambientais, qual delas mais te preocupa no momento?

Todas essas questões são de extrema importância, o que vejo é muita falta de empatia, falta de amor mesmo e isso é o que mais me preocupa.

Na sua opinião, como a Arte pode contribuir na elevação da consciência das pessoas em relação às questões mencionadas acima?

A arte contribui através de questionamentos que faz com o observador. O estranhamento que a arte causa, saindo do óbvio, grava a imagem com mais intensidade na memória de quem a vê. A arte tem a sua própria linguagem, como um livro escrito por tintas, por exemplo, e de forma universal,
Isso faz com que a arte visual atinja com mais velocidade os sentimentos e cause impacto no ser humano. Guilles Deleuze em um de seus livros escreve sobre a arte pictórica causar a sensação de esquizofrenia no sentido do espectador entrar na obra e se sentir como se fizesse parte dela, essa magia a torna muitas vezes inesquecível e essa comunicação profunda pode ajudar e muito sobre a forma de pensar do ser humano.