Brasil - Minas Gerais - Juiz de Fora
Bio
Valéria Marqs é graduada em Educação Física pela UFMG, tendo sido bailarina e coreógrafa por quinze anos. Montou vários espetáculos de dança, festivais e turnês. Recebeu 14 prêmio e menções honrosas por esses trabalhos. Fez Mestrado em Performance Artística na Universidade Técnica de Lisboa, quando começou a expandir sua arte para outras formas de expressão artística, tendo feito uma série de exposições de pintura em Portugal. Retornando ao Brasil começou a trabalhar com design, criando produtos a partir do resíduo da indústria moveleira, uma proposta de ecodesign e sustentabilidade. Fez pós graduação em Design de Interiores na Universidade Cruzeiro do Sul. Nos últimos quatro anos voltou a dar ênfase ao trabalho artístico, artes visuais no geral. Entre as várias exposições que participou recentemente, destaque para a Milano Art & Design Week (Milão/Itália) e Diversity of Brasilian Art (Varkaus/Finlândia).
¿Qué importancia tiene el arte en tu vida?
Penso que a arte é o que realmente nos faz viver, o resto é apenas sobreviver.
¿Cómo crees que el Arte puede contribuir al fortalecimiento de la Cultura de Paz?
A arte tem um papel super importante na construção de uma cultura de paz, pois ela consegue não só chamar a atenção para questões importantes e polêmicas, como transmitir mensagens de esperança, compreensão e empatia. Através da arte as pessoas podem se conectar, entender diferentes pontos de vista e promover o respeito mútuo. Além disso, a arte ajuda a aliviar tensões, estimular o diálogo e fortalecer os laços entre comunidades. Então, ela é uma ferramenta poderosa para criar um mundo mais harmonioso e pacífico!
Entre las cuestiones políticas, sociales, humanitarias y ambientales, ¿cuál te preocupa más en este momento?
Sempre foram as questões ambientais, porém atualmente, devido às crescentes guerras pelo mundo, são as questões humanitárias e sociais.
En tu opinión, ¿cómo puede el Arte contribuir a elevar la conciencia de las personas sobre los temas mencionados?
A arte sensibiliza as pessoas, de uma forma que outros meios não conseguem.