Brasil - SP - São José do Rio Preto
Bio
Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (1979 a 1983). Formação em Somaterapia com o médico/psicoterapeuta e escritor Roberto Freire (1983 a 1988) e com outros psicoterapeutas na época. Coordenou mais de 20 grupos em Dinâmica de Grupos com ênfase em Bioenergética, Gestalt e outras técnicas de psicoterapias corporais..Sócia fundadora da Editora da Tribo (1989 – 2020) sendo responsável pela criação de produtos voltados à poesia, arte, cidadania e ecologia. Ministrou cursos, palestras e workshops em São Paulo, Bauru, Goiânia e Londrina. Produziu e editou vários livros, revistas e jornais através da Editora da Tribo. É ceramista há 6 anos.
What is the importance of art in your life?
A arte como forma de expressão de um tempo, de uma forma de olharmos para o mundo. Arte como forma de reter o olhar para nossos conflitos e possibilidades. Meu trabalho é essencialmente voltado à política social e suas necessárias transformações, desde sempre em tudo o que fiz. A arte é minha forma de estar no mundo, hoje.
How do you think Art can contribute to strengthening a Culture of Peace?
Nos mantendo atentos às nossas mazelas e criando um imaginário sobre mundos possíveis.
Among political, social, humanitarian and environmental issues, which one concerns you most at the moment?
Sinceramente, todas. Mas como disse Félix Guattari em seu livro "As 3 ecologias", temos que trabalhar as 3 instâncias da vida : o ser humano consigo mesmo e seu olhar sobre seu corpo e suas emoções; a relação com o outro, aquilo que nos iguala como seres vivos e o respeito às nossas diferenças, e o direto a uma vida integral e decente para todos, sem exceção; e por fim, nosso entorno e conexão com tudo o que é vivo e nos rodeia. Sem este olhar integral não podemos crescer como humanidade.
In your opinion, how can Art contribute to raising people's awareness about the issues mentioned above?
Expondo as mazelas de nossa sociedade e sensibilizando as pessoas para as possibilidades que podemos criar para nossas vidas, as soluções para problemas tão complicados. O exercício de olhar o que está velho, não deu certo e sonhar possibilidades. Acho que a arte tem o papel de nos incentivar a entender que a verdadeira e necessária criatividade hoje está em recriar a vida, nosso modo de nos relacionarmos com nossas emoções, com o outro, e com o que nos cerca.