Jaime  Fernando

Compartilhar

Caixinha de surpresas

Caixinha de surpresas

Jardim Encantado

Jardim Encantado

Lágrimas

Lágrimas

Meu atelier

Meu atelier

Quarto crescente em Peixes

Quarto crescente em Peixes

Bio

Jaime fernando é artista plástico, com formação em Comunicação Social e Música (Violoncelista, Violinista e Violonista). Nasceu em 1946 no Rio de Janeiro onde reside. No conjunto de suas obras o artista revela sua dinâmica de criação, com foco na figura humana e no elemento feminino que habitam o seu imaginário, de forma figurativa ou, abstrata, carregadas de simbolismo. Possui também trabalhos registrados em serigrafia. É conhecido como colorista nato por explorar cores primárias, contrastadas em tons quentes e frios. Inicialmente em sua carreira utilizou técnicas com pastel oleoso e suas aguadas, e estas também de chá e café; posteriormente passou para a tinta óleo; atualmente utiliza a acrílica sobre tela e, por vezes faz incursões da técnica mista, por colagem com seda, artefatos de madeira e corda de violino. Em seu atelier, o artista prepara suas telas, ou em lona, ou em madeira, ou em cartão. Sua produção artística soma mais de 200 obras.

A visualidade do trabalho de Jaime Fernando se fundamenta principalmente na maneira como as cores quentes dialogam com o observador de modo a criar diferentes percepções das diversas temáticas. Suas pinturas instauram atmosferas que transmitem uma alegria existencial pela articulação do pensar e do fazer na direção de um processo criativo permanente. Nesse âmago, os sentidos se multiplicam pela observação do conjunto da obra assim como pela leitura atenta de cada uma das partes, em um balé de tonalidades que instaura um jogo de encantamento.

Qual a importância da arte em sua vida?

Importância vital, tanto como na Música onde fui profissional de violino e violoncelo,tendo tocado em orquestra, como artista plástico, pois vivo da minha arte!

Como você acha que a Arte pode contribuir no fortalecimento da Cultura de Paz?

Trabalhando no inconsciente individual e coletivo

Entre as questões políticas, sociais, humanitárias e ambientais, qual delas mais te preocupa no momento?

A Mentalidade de poder e destrutiva do ser humano , hoje em dia.

Na sua opinião, como a Arte pode contribuir na elevação da consciência das pessoas em relação às questões mencionadas acima?

A Arte é o reflexo do social, no caso melhorando na seletividade das produções artísticas, tanto plástica, como musical.